Aconteceu no dia 10 de junho, no Auditório Nilton Lins, localizado na Unidade II da Faculdade Cearense, o “Juri Simulado 2016.1”, voltado para os alunos do nono semestre do curso de Direito, que cursam as disciplinas de Estágio Supervisionado V e VI.

O evento teve o objetivo de reproduzir com autenticidade todas as fases processuais compostas no Código de Processo Penal, que se refere ao processamento dos crimes contra a vida, aprimorando, assim, a formação jurídica dos alunos da Instituição de Ensino. O evento simula um júri e dá a oportunidade dos alunos apresentarem a arte da argumentação e o exercício de raciocínio lógico, sustentando as teses de acusação e defesa.

O Júri aconteceu em 4 etapas: aulas expositivas sobre o procedimento previsto no Código Penal, a divisão da turma em seis grupos, discussão dos grupos para debater suas respectivas atuações e, a etapa final, o julgamento em que os grupos se encontraram para simular o júri.

Os participantes puderam sentir como é participar de um júri e ter a prática do que foi exposto em sala de aula. “É interessante a participação de quem está inserido no trabalho e de quem assiste, pois pudemos sentir um pouco da emoção de estar em um 'tribunal' no Júri Simulado” comenta a estudante do sexto semestre de Direito, Daysylanny Machado.