O professor da Faculdade Cearense, Cleyton Monte, vem apresentando palestras sobre temas atuais e relevantes da política brasileira. Assuntos como a crise política e reformas do governo Temer foram abordados em eventos realizados na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Rádio O Povo CBN e no Conselho Regional de Serviço Social.

Com o público alvo de estudantes, jornalistas, professores e profissionais que buscam compreender a crise política, as palestras costumam contar com cerca de 300 pessoas, dependendo do local do evento. O que chama atenção é a linguagem compreensível, mantendo os pressupostos da ciência política, e a investigação da crise política brasileira, ressaltando causas, interesses e desdobramentos.

“Acredito que discutir política nesses tempos de tensão, paixão e imprevisibilidade se torna um desafio imenso, mas que deve ser encarado. Creio na importância da academia nos debates públicos, principalmente sobre questões que afetam ou afetarão a sociedade brasileira de forma geral. Refletir sobre as reformas significa pensar em como será a previdência social, educação, SUS, administração pública, relações trabalhistas e tributárias nas próximas décadas, ou seja, estou discutindo modelos de sociedade”, afirma o docente Cleyton Monte.