São processos necessários para a Colação de Grau.

A Atividade Complementar e a Contagem de Crédito são procedimentos totalmente distintos, mas necessários para a Colação de Grau.

Segundo o Gestor Acadêmico, prof. Marco Antonio, a Atividade Complementar tem a carga horária estabelecida para as atividades extraclasse que o estudante participa e comprova através de certificado ou declaração. Essas horas serão computadas para a Atividade Complementar, que está inserida na carga horária total do curso para que o universitário possa se graduar. Um exemplo bem simplificado para entender esse processo é que um curso com 3.700 horas apresenta 3.500 horas de sala de aula e 200 horas de Atividades Complementares.

Já a Contagem de Crédito é o requerimento do estudante sobre a sua pretensão de colar grau no semestre. O primeiro passo é comparecer ao Atendimento ao Estudante e solicitar a Contagem de Crédito. Depois, é necessário ir à Coordenação do curso, de posse do documento, para que possa ser verificada qual a real situação acadêmica. O monitoramento serve para averiguar se o estudante não esqueceu de fazer nenhuma cadeira ou apresentar as Atividades complementares.