Autor: Jeanne de Oliveira de Vasconcelos
RESUMO: A gestão participativa tem a motivação como uma ferramenta de altíssimo valor, valorizando as pessoas em todos os aspectos dentro das organizações de Ensino Superior (IES), aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho. Este estudo teve o objetivo Verificar qual a importância da motivação para Faculdade Cearense, nos processos de Gestão Participativa. Pretendeu-se também verificar as formas de Gestão Participativa implantadas pela FaC., identificar os fatores determinantes para a implantação da Gestão Participativa e analisar como os fatores motivacionais são trabalhados na FaC para Gestão Participativa da instituição. A principal problemática do estudo foi: Como o nível estratégico da FaC trabalha a motivação dos funcionários para a Gestão Participativa? Para a realização deste estudo, a abordagem utilizada na descrição da metodologia foi à qualitativa com a tipologia exploratório-descritiva. Iniciou-se o estudo com a pesquisa bibliográfica e através da entrevista realizou-se o estudo de caso na Faculdade Cearense. O resultado da pesquisa foi bastante satisfatório, pois se pode concluir que para a FaC as pessoas são muito importantes, tendo o acesso livre dentro da Instituição para relaciona-se direto com a diretoria sem precisar passar pelos gestores, a Gestão Participativa é fundamental na FaC, alunos, funcionários, professores e a comunicação externa ajudou a surgi a gestão participativa. A faculdade vem crescendo graças aos resultados que são satisfatórios. Todos são de primordial importância para ajudar a diretoria gerenciar a mesma. Sugere-se que a mudança dentro da Fac seja continua para que a Gestão Participativa dentro da mesma evolua sempre.