Autor: Ricardo Cesar de Oliveira Borges; Francisca Aleíza Martins de Almeida; Maria Luíza Silveira
RESUMO: O objetivo desse trabalho é demonstrar a aplicação da metodologia pelos conceitos que fundamentam o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta estratégica útil para a condução do curso de Mestrado Acadêmico em Administração (CMA) da Universidade Estadual do Ceará -UECE. Para o objeto de aplicação do estudo, o CMA da UECE, foram atribuídos os seguintes indicadores para as perspectivas: os clientes (identificar os objetivos na relação com os clientes), processos internos (identificar os processos mais críticos para realização dos objetivos), aprendizado e crescimento papel dos funcionários e professores), no caso da última perspectiva que seria a financeira foi alterada para perspectiva de desempenho acadêmico, levando em consideração que esse é o principal foco do curso. A conclusão é a de que a aplicação da ferramenta BSC na gestão estratégica do CMA é adequada a sua cadeia de causa e efeito apresentada por Kaplan e Norton (1998), o que poderá resultar num processo de melhoria do curso.